
Vem- se constatando, ultimamente, nos países civilizados, que a média das moléstias digestivas aumenta de ano em ano. É deplorável que assim seja, pois a digestão normal depende de algumas regras higiênicas fáceis de seguir.
Segue 10 dicas para melhorar a digestão entre as refeições.
1- Qualidade
- Todo o mundo sabe que, assim há alimentos de "fácil digestão" há os de "difícil digestão". Tomemos como um dos exemplos mais frisantes as frituras. A digestão das gorduras se processa à custa da bílis e do suco pancreático, no duodeno, a parte inicial do intestino delgado. As gorduras utilizadas em frituras dificultam muito a digestão, mesmo que a pessoa tenha um bom fígado e bom pâncreas. Para quem tem interesse em boa digestão, deve então evitar os alimentos indigestos, principalmente as frituras.
2- Porção Certa
- A fim de que as funções digestivas se realizem normalmente, e também conservação da saúde, é importante que cuidemos não só da qualidade, mas também da quantidade do que comemos. A porão varia segundo a pessoas esteja em movimento ou em repouso. Dai surge o ditado "Ração de conservação" e a "Ração de Trabalho" e temos também a "Ração de crescimento" , que é exigida pelas crianças em desenvolvimento. Além de tudo isso, o comer e beber em excesso provoca, no estômago, uma dilatação que acaba tornando-se crônica.
3- Bom Humor
- As funções digestivas são adstritas ao sistema nervoso, cuja ação pode ser prejudicada pelo nosso estado emocional entre corpo ou mente. O conceito da higiene que recomenda ambiente alegre e assuntos agradáveis para as conversas durante as refeições não visa, como se vê, apenas a resultados de ordem psíquica, mas também de ordem fisiológica. Se é verdade que boa digestão é diretamente influenciada pelo apetite com que se ingerem os alimentos, não é menos verdade que o apetite é sempre aumentado pelo ambiente agradável. Por isso é preciso evitar, custe o que custar, durante as refeições, as conversas tristes, as discursões e as preocupações. Ah e também desligar a televisão, radio e atualmente os celulares.
4- Boa Mastigação
- Um ato de grande importância, ligado à digestão, e que está na dependência do sistema nervoso voluntário, é a mastigação. Quem não quiser sofrer de má digestão, aprenda a mastigar muito bem as refeições para assim facilitar a ação dos sucos digestivos com eficácia. A Boa mastigação, depende em grande parte do bom estado dos dentes, que sofrem e se degeneram com o excesso de consumo de guloseimas, doces, balas, sorvetes e etc.
5- Intervalo Regular Entre as Refeições
- As pessoas com tendência à digestão demorada devem sempre fazer suas refeições à hora certa e abster-se de qualquer alimento entre elas, mesmo frutas, Pelo menos cinco horas devem separar uma refeição da outra. Para que as glândulas secretoras dos sucos digestivos funcionem normalmente. O tempo é necessário para que haja ação correta e descano.
6- Distância entre o Esforço físico e a Comida
- Não se deve comer após fazer um grande esforço físico, nem fazer grande esforço logo em seguida de comer. Durante a digestão, grande quantidade de sangue aflui para o estômago e o intestino, na vasculatura gastroentérica. Esse suprimento, pode ser prejudicado por diversas atividades.
7- Distância Entre a Última Refeição e a Hora de Deitar
- O estômago é composto de um conjunto de músculos que entram em atividade durante a digestão. Sendo assim, os músculos do estômago, os quais só podem descansar quando não têm alimentos digerir. Muitas pessoas tem o hábito, de comer à vontade antes de se deitar. Porém, nessas condições, enquanto as outras partes do corpo estão descansando, o estômago e demais órgãos digestivos continuam trabalhando até quase de madrugada.
8- Abstinência do Banho Após as Refeições
- É de grande inconveniência o banho logo em seguida as refeições. O banho quente atrai o sangue para a pele e o banho frio provoca retraimento do sangue para o coração. Essa alteração no sangue nos dois casos, o estômago se vê privado de suprimento de sangue indispensáveis a digestão.
9- Respeito à Sensibilidade do Estômago
- Muitas pessoas, são dotadas de um estômago excepcionalmente suscetível. Sabem o que fazem bem e o que fazem mal para o seu estômago. As vezes até queixam-se da extrema sensibilidade, mas não sabem como deveriam ficar felizes por terem uma boa segunda linha de defesa. Se comemos tudo que queremos e o estômago aceita, sem dar sinal de aviso, é sinal de que nesse caso, ele não está cumprindo bem o seu dever.
10- Bom Paladar
- A nossa primeira linha de defesa digestiva é assimilativo no paladar, que exerce ação quando mastigamos os alimentos. Por isso, nunca é demais insistir sobre a importância do alimento, além de saudável, simples, deve também ser agradável á vista, ao olfato e ao paladar. Mas isso não abona o uso de alimentos apetitosos e nocivos. Ser somente gostoso não garante boa digestão.
Esses são 10 comportamentos que, se aplicados, farão com que você tenha mais qualidade na hora da digestão e consequentemente trará mais qualidade de vida nos seu dia a dia.
Acompanhe meu blog e minhas redes sociais:
? MEU PROGRAMA DE EMAGRECIMENTO COMPLETO: Clique AQUI
? MEU FACEBOOK: Clique Aqui
? MEU INSTAGRAM: Clique AQUI
? MEU BLOG: Cliquei AQUI
?MEU CANAL NO YOUTUBER: Clique AQUI
? DESAFIO 21 DIAS: Clique AQUI
?MINHA LOJA DE SUPLEMENTOS: Clique AQUI
??PARCEIROS
? PAGSEGURO MAQUINIMHA: Use a minha indicação do PagSeguro e comece a aceitar cartão sem pagar aluguel! Escolha uma maquininha para você ;D
Clique AQUI
? PAGSEGURO PAGBANK DIGITAL: Quer ganhar R$20? Use meu link de indicação para abrir uma conta grátis no PagBank pelo celular. Faça uma recarga de celular ou pague uma conta, e pronto! Clique AQUI
?PICPAY: Clique AQUI
?MONTE SEU SITE: Clique AQUI